Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Os Muitos Significados de 'This Is It' (LA Times, Outubro 2009)

LA Times, 23 de outubro de 2009

HOLLYWOOD - Em março, Michael Jackson fez uma conferência de imprensa para anunciar o que teria sido sua canção do cisne como um artista que excursiona: a série de 50 concertos na O2 Arena de Londres, This Is It.

"Estes serão meus shows finais... em Londres," disse Jackson, hesitante, perante uma multidão de fãs que gritavam no que seria sua última aparição pública. "Este é o fim! E quando eu digo que é o fim, eu realmente quero dizer que é!" Ele riu. Pelos próximos sete meses, e com a morte do cantor em junho, o título tomou um significado solene. E agora com o lançamento do documentário Michael Jackson's This Is It na terça, assim como também uma nova música intituladaThis Is It que vazou no começo desde mês, este título sóbrio de apenas três palavras está mais em voga do que nunca.

Mas de acordo com os colaboradores próximos de Jackson em seus últimos meses de vida - Kenny Ortega, diretor de ambos This Is It (o show e o filme), e Travis Payne, diretor associado/coreógrafo de This Is It - a expressão tomou um número diferente de significados durante o processo do que teria sido o retorno de Jackson aos palcos depois de 12 anos sem turnês.

Ortega relembra-se de quando Jackson o contratou em março.

Como Ortega contou ao Los Angeles Times na semana passada, "Eu nunca vou esquecer, ele disse, 'Este é o momento (This is it)!' E eu disse, 'OK'. E ele repetiu duas ou três vezes. E eu disse, 'Você deveria chamar o show assim.' Ele não disse, 'Bem, eu irei.' Mas aí eu vi em um banner. Então ele nomeou no final das contas."

De acordo com Ortega, várias razões motivaram o superastro a fazer um retorno tão extendido sob as luzes da ribalta.

"Ele começou a dizer, 'Kenny, meus filhos são tão fascinados com o que eu fiz na minha vida toda, eles são grandes fãs. Então eu quero dividir com os meus filhos agora que eles têm idade o suficiente para apreciar e eu ainda sou jovem o suficiente para fazer," disse Ortega.

Ele continou, relembrando que Jackson disse: "'É muito importante, eu quero fazer isto para os meus fãs, que são os melhores fãs do mundo. Eles ficaram ao meu lado em tudo o que eu já enfrentei. E há as mensagens nas minhas músicas. Algumas que eu escrevi há 10 anos atrás são mais significativas hoje.'" Ele estava muito preocupado com o planeta, a saúde do planeta e a falta de amor no planeta. Ele disse, 'Este é o momento, agora.'"

O superastro começou os ensaios em Los Angeles, em abril, e trabalhou com Payne em vários lugares diferentes.

Em uma entrevista no lote do estúdio da Sony semana passada, Payne descreveu como o significado do título evoluiu ao longo da produção.

"Esta seria a última turnê do Michael," Payne disse. "Mas enquanto passávamos pelo processo, This Is It começou a tomar vários significados diferentes.This Is It, um chamado para agir no nosso planeta. This Is It, a última vez que você me verá ao vivo. This Is It, o show para se ver neste verão. E também, This Is It para todos nós (dançarinos) foi a meta para qual trabalhamos nossa vida toda. Foi uma combinação de todas estas coisas."

Ortega insiste que Jackson falava sério sobre This Is It ser seu último show ao vivo.

"Quando ele disse, 'a última cortina', ele quis dizer sobre as turnês," Ortega disse. "Mas ele estava pronto para se tornar um cineasta em seguida. Ele tinha tantas coisas no horizonte. Ele havia dito que não queria estar no palco como um homem idoso imitando Michael Jackson. Ele dizia, 'Dá pra imaginar?' E então ele ria. 'Eu não posso pensar em nada mais horroroso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário